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segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Meu Cavaquinho - 1 : Como escolher um?


Os cavaquinhos são todos diferentes

Os cavaquinhos, ou são fabricados artesanalmente em pequenas séries num máximo de 5 a 10 unidades (mais caros), ou industrialmente em séries de maiores quantidades (mais baratos). Estes últimos nem trazem já a etiqueta de fabrico colada no seu interior, para serem mais baratos e fáceis de comercializar, o que, no meu entender, é um grande erro e um risco para a indústria nacional. Mas adiante...
Não há por isso dois cavaquinhos iguais! Uns mais outros menos bonitos nas nuances das madeiras e, mais importante que isto, uns mais outros menos sonantes! E é este o aspecto, se não o único aspecto para além do seu preço, que devemos ter em conta na escolha de um cavaquinho. Preparem-se portanto para ter que escolher, decidir, de entre vários, qual é o que vão comprar e depois poder tocar durante muitos anos!   
   
A escolha acertada  
   
Para a compra de um cavaquinho de 4 cordas simples, as minhas recomendações são as seguintes:
1- de fabrico nacional, com um bom acabamento, sem empenos no braço ou fendas nas madeiras;
2- cabeça com carrilhão que apertem e desapertem com facilidade (o leque dá mais trabalho e afina pior) ;
3- de meio tampo (um pouco mais caro mas suja-se e estraga-se menos);
4- que tenha uma sonoridade clara (sem vibrações parasitas) na vossa afinação preferida (por ex.: La, La, Do#, Mi) em cada uma das cordas, primeiro com cordas soltas e depois em posições à sorte;
5- que tenha uma sonoridade bem viva em todas as posições da corda mais alta, a primeira a contar de baixo para cima (neste exemplo, o Mi);

Para determinar a escolha nesta última característica (a 5, a mais definitiva!), basta, depois de termos posto o(s) cavaquinho(s) a testar na afinação preferida (por ex.: La, La, Do#, Mi), fazer o seguinte exercício:
a) faz-se soar esta corda solta, em cada um deles se for o caso, e avalia-se a nitidez e a duração do som produzido. Quanto mais nítido e duradoiro for o som, melhor o cavaquinho, claro;
b) depois faz-se soar esta corda no último trasto (o 12º), a mesma nota mas uma 8ª acima, em cada um deles se for o caso, e avalia-se a nitidez e a duração do som produzido. Quanto mais nítido e duradoiro for o som, melhor o instrumento;
c) faz-se agora a mesma coisa mas no 7º trasto (produzindo um Si, no exemplo da corda Mi). Quanto mais nítido e duradoiro for o som, melhor;

Este último teste é o mais difícil e, frequentemente, encontramos casos em que a corda "abafa" mais o som, este dura menos tempo, no 7º trasto que no 12º. Claro que isto não é aceitável num bom cavaquinho.

Chegados aqui já eliminámos o(s) mau(s) cavaquinho(s), não será fácil chegar a haver necessidade de desempate. Mas, se isto acontecer,
d) faz-se o mesmo exercício de comparação do som no 5º trasto (um La neste exemplo) e depois, os exercícios (5) anteriores na corda seguinte (o Do# neste exemplo).
Escolhido o vencedor deste teste, verifique que não há vibrações parasitas testanto várias posições nas outras cordas. E pronto!

Já agora aproveitem e comprem-lhe um estojo resistente, acolchoado. Ele bem o merece!

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